Case de sucesso Comm5 e Cia. Hering
Microterminal inteligente TH-1100
Muita coisa mudou desde que Hermann e Bruno Hering, vindos da Alemanha, decidiram tocar seus negócios a partir da compra de um caixote de fios e um tear na Blumenau de 1880. Hoje, a Cia. Hering é uma das maiores empresas de design de vestuário do país, com outros e grandiosos desafios.
Há cerca de dois anos, a relação da empresa com a Comm5 Tecnologia vira um capítulo nesta história de muito trabalho e busca pela boa qualidade dos produtos. Essa relação começa justamente quando a Cia. Hering não encontra no mercado uma solução pronta que se encaixasse perfeitamente nas suas necessidades.
“Nós precisávamos de um terminal, ou coletor de dados, que tivesse a tecnologia mifare, porque estávamos substituindo a identificação dos colaboradores, que era com crachá de cartão perfurado, pelo cartão smart card”, relembra Guilherme Diegoli Jr., coordenador de sistemas industrial e manufatura da Cia. Hering.
Indicada por um parceiro local, a Comm5 decidiu fazer contato e oferecer uma solução customizada. “A Cia Hering necessitava de um microterminal dinâmico, com tecnologia de ponta que possibilitasse a evolução do equipamento sempre que necessário, aproveitando o mesmo hardware”, resume Alex Trova, diretor técnico da Comm5. “Outro ponto determinante na escolha do fornecedor era ter um equipamento de arquitetura aberta que permitisse ao próprio cliente fazer a programação levando em conta suas necessidades, sem a intervenção do fabricante”.
Guilherme, que há 26 anos integra a equipe da Cia. Hering, também tinha esta preocupação quanto à aquisição de um equipamento que suportasse adequações. “A Comm5 foi quem nos apresentou a solução e conseguiu mostrar o desenvolvimento e a evolução do projeto de tempos em tempos”. Já era hora de substituir os micros 486 operando com plataforma QNX.
O grande desafio aconteceu ano passado, quando a Cia. Hering inaugurou um depósito na cidade de Anápolis. “Precisávamos de 28 equipamentos e testar o que estava sendo desenvolvido”, pontua Guilherme, que também recorda do curto prazo, de 2 meses, que a Comm5 teve para fornecer os equipamentos homologados e operantes. “Quando tomamos conhecimento da necessidade da Cia. Hering o produto que eles necessitavam ainda estava na prancheta dos engenheiros da Comm5 e dentro de um cronograma de conclusão levando em consideração outros projetos que circulavam dentro da empresa para outros clientes”, complementa o diretor técnico da Comm5.
Foram então a campo 3 protótipos do que viria a ser o TH-1100. Testados e aprovados, a Cia. Hering decidiu implantar a mesma solução em Blumenau. “Nós de TI estávamos preparados para fazer o microterminal dialogar com o sistema. Já pensávamos em algo para a nossa plataforma. O que aconteceu é que a solução foi feita sob medida para a necessidade e por isso o impacto foi praticamente inexistente”, afirma Guilherme.
Instalado no setor de expedição, o TH-1100 atua na conferência de mercadorias despachadas para os clientes. “Temos como ganhos, menos down-time do sistema, novas consultas on line, e a possibilidade de usar o smart card do colaborador para dar início à operação”, informa o coordenador de sistemas.
Os benefícios proporcionados pelo TH-1100 incluem também a redução, praticamente a zero, do erro de conferência das mercadorias, bem como a adequação ao sistema já utilizado. Em Blumenau, são realizadas cerca de 85 mil leituras diárias para 4.500 caixas e, em Anápolis, a média está em 120 mil leituras diárias para 4.000 caixas.
“Nosso grande desafio era oferecer um produto inovador no mercado nacional, com alta capacidade de processamento, diversos tipos de aplicação e, acima de tudo, que pudesse oferecer ao cliente a opção dele mesmo programar, de acordo com sua necessidade de automação. O produto está pronto para facilitar o dia-a-dia dos nossos clientes e, logo, multiplicar soluções”, conclui Alex.
Fonte: Comm5 Tecnologia – Permitida reprodução total ou parcial desde que a fonte seja citada.