Com desafios cada vez mais competitivos, as indústrias brasileiras estão sempre procurando alternativas para se tornarem mais eficientes e lucrativas. A solução VISÃO oferece um módulo direcionado para o cálculo do OEE permitindo a extração por grupo de máquinas, dias, meses, períodos e em tempo real. A Eficiência Global dos Equipamentos é uma meta a ser alcançada pelas indústrias que desejam otimizar seus processos de forma organizada e explorando ao máximo o potencial de produção.
Disponibilidade: Onde é medido quanto tempo a máquina estava disponível para produção naquele período, e quanto tempo de fato ela produziu, depreciando o índice, estão os tempos de paradas e perdas que não foram previstas para o processo, perdas de engenharia de produtos por excesso de processamento, tempo de “setup” para próxima produção etc.
Produtividade (Performance): Nesse índice é medido a variação do ciclo produtivo, ou seja se um produto deve ser produzido em 1 minuto em condições normais e por algum motivo ele foi produzido mais lento, ou mais veloz do que o devido, ou caso ocorram pequenas falhas, porém com tempo dentro da tolerância da empresa, esse índice será depreciado.
Qualidade: No índice de qualidade é feita a separação do quantas peças, metros ou materiais satisfatórios no processo de produção deveriam ser produzidos no período de extração, o que deprecia esse índice são produtos refugados ou retrabalhados por defeito.
O Visão utiliza o cálculo do OEE padronizado pelo JIPM (Japan Institute of Plant Maintenance) que é que detém os direitos sobre a sigla TPM (Manutenção Produtiva Total) e têm como KPI (indicador chave de performance) o OEE.
O indicador é composto pelos 3 componentes anteriores, de forma que Disponibilidade, Produtividade e Qualidade tem igual importância.
OEE = Disponibilidade x Produtividade x Qualidade