Scania, São Bernardo do Campo/SP
Módulos de acionamento
A Scania é uma referência mundial para o transporte de cargas. Centenária, a montadora sueca chegou ao Brasil em 1957. Instalou-se inicialmente no bairro do Ipiranga, na capital paulista, mas hoje tem amplas instalações em São Bernardo do Campo, que permitem a completa fabricação de seus veículos: do virabrequim à pintura final das boleias.
Visando melhoria dos processos, a empresa também investe em soluções para automação industrial. Em uma delas, operando desde 2011 na unidade de fabricação de motores, utiliza os módulos de acionamento da Comm5 Tecnologia. “Por ser uma empresa muito renomada, nosso maior desafio foi prestar um atendimento rápido e garantir a qualidade do nosso produto”, conta Rafael Sevarolli, do departamento comercial da Comm5.
Os 70 módulos de acionamento adquiridos pela Scania operam em uma solução chamada Light Driven, desenvolvida pela própria equipe da montadora. Essa solução faz a integração entre máquina, sinalizadores, uma CPU e um monitor. Com ela, o operador recebe indicação sobre a sequência de produção a partir do acendimento de lâmpadas nos sinalizadores; pelo monitor, pode-se verificar o tempo de produção, quantidade produzida e eficiência de produção.
Fernando Pazzotti, técnico de produção da Scania, informa que a solução Light Driven é um software desenvolvido em Visual Basic, que utiliza até 4 entradas e até 8 saídas dos módulos de acionamento, em jornadas de produção que vão de 17 horas a 24 horas. A configuração dos módulos, segundo Pazzotti, é feita pela própria interface do Visual Basic, para checar e habilitar comandos de entradas e saídas. Também foram realizados testes bem-sucedidos de comunicação com o Android.
“A equipe da Scania é muito qualificada. Não precisaram de nenhum tipo de informação para configurar o hardware: o MA-1100”, revela Sevarolli. “Para nós da Comm5, é uma grande satisfação saber que nossos produtos atuam em uma das etapas mais importantes da fabricação de um caminhão, que é a usinagem de eixo de comando do motor, e também uma tranquilidade saber que em quase dois anos de uso nenhum equipamento apresentou defeito ou teve que ser trocado”, complementa.